como criar um site

.

5 de setembro de 2011

Receita Federal vai liberar nova consulta do Imposto de Renda

Foto: DivulgaçãoA Receita Federal do Brasil espera liberar na próxima sexta-feira a consulta ao quarto lote regular de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2011. Também serão incluídos lotes de 2010, 2009 e 2008. O dinheiro estará disponível no banco a partir do próximo dia 15. A consulta deverá ser feita por meio da página da Receita na internet ou do ReceitaFone.

De acordo com a Receita, nos três últimos lotes de 2011, 4.927.772 contribuintes tiveram direito à restituição e foram pagos cerca de R$ 5,5 bilhões. Ainda para 2011 estão programados outros três lotes regulares, nos meses de outubro, novembro e dezembro.

É importante ressaltar que o contribuinte não deve esperar até dezembro para verificar se caiu na malha fina. Para evitar o pagamento de multas desnecessárias, é recomendado o acesso ao Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), em que é possível visualizar o extrato da declaração e conhecer as formas de regularização.

A Receita informou que, caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800 729 001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

A restituição poerá ser sacada no banco durante um ano. Caso o contribuinte perca o prazo, terá que emitir um pedido pela internet, pelo Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF.

O último lote previsto para 2011 deve ter sua consulta liberada na segunda semana de dezembro. Durante este ano, a Receita Federal registrou a entrega de aproximadamente 24,37 milhões de declarações do IRPF, tendo 2010 como ano-base.

Para acesso ao e-CAC e maiores informações, entre na página da Receita Federal na internet: http://www.receita.fazenda.gov.br.

Fonte: SRZD


Artikel Terkait: