como criar um site

.

25 de outubro de 2010

LENTIDÃO DOS CONTROLES REALIZADOS PELA RECEITA FEDERAL: Paraguaios criticam demora na travessia da ponte


 25.10.10 - Em reportagem publicada nesta segunda-feira (25), em sua edição impressa, o jornal ABC Color voltou a enfocar a lentidão dos controles realizados pela Receita Federal do Brasil (RFB) na aduana da Ponte da Amizade e seus impactos no comércio da região fronteiriça.

Uma das principais críticas do jornal é quanto à Operação Pôr do Sol, implementada, aos sábados, pelo órgão federal brasileiro. No referido procedimento, ônibus de turismo que cruzam a fronteira para que seus passageiros façam compras em Ciudad del Este, são impedidos de retornar ao Brasil antes das 17h00.

“A medida é unilateral dos brasileiros”, aponta o ABC Color. “O citado organismo do Brasil limita a circulação dos ônibus pela ponte internacional. Permite que somente regressem ao Brasil depois das 16h00 (hora paraguaia), gerando uma longa fila e criando caos no trânsito”.

“A ex-prefeita de Ciudad del Este, Sandra Zacarías, denunciou esta situação ilegal ante o Ministério das Relações Exteriores de nosso país. Em resposta, o chanceler Héctor Lacognata prometeu apresentar um protesto ante o Brasil, porém, até o momento nada foi feito”.

“A tudo o que foi exposto, soma-se a operação de guerra 'Fronteira Sul', que as Forças Armadas do Brasil anunciaram que acontecerá na região no final de novembro”, complementa o principal jornal paraguaio.

A alegação da RFB para a Operação Pôr do Sol é a de que, com o intenso trânsito verificado aos sábados, era impossível ao órgão fiscalizar, detalhadamente, os ônibus que retornavam ao país nos horários de pico. Desta maneira, tais ônibus transformariam-se em “caminhões” carregados com contrabando.

Por Guilherme Wojciechowski


Leia a notícia na fonte


Artikel Terkait: