como criar um site

.

30 de dezembro de 2010

ANALISTA NA MÍDIA: BOM DIA SANTA CATARINA


Feliz e Profícuo 2011

Leitora(e)s! Mais um ano está terminando e estamos entrando em novo ano cujo Planeta regente é Mercúrio e no Horóscopo Chinês é o ano do Coelho. Mas o importante é que, a cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossos acertos e saber que todos os dias vivemos algo novo. Que neste novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus. Cada pessoa tem o seu “deus” e devemos respeitar a crença, inclusive a escolha de não ter nenhum “deus”. Toda nova era suscita nas pessoas expectativas e temores, mas sobretudo esperanças de virem a experimentar relações mais justas e fraternas. Ou seja, baseadas na partilha, na comunhão e em um espírito mais cooperativo e fraterno. Confraternização, aliás, é bem isso: é equilíbrio. É paz. As duas juntas - paz e confraternização - seguem paralelas e de mãos dadas com o amor universal. Obviamente que guerras e disputas existiram, existem e certamente vão continuar existindo no mundo. Não é fácil a aceitação das diferenças, principalmente quando vêm acompanhadas de antigos e arraigados ódios.

No dia 1º de Janeiro celebra-se o Dia Mundial da Paz (Papa Paulo VI sugeriu em dezembro de 1967 e a primeira comemoração foi dia 1.° de janeiro de 1968) e da Confraternização e Fraternidade Universal (ONU). Não poderia haver data melhor. A cada ano que começa é como se zerássemos tudo e começássemos de novo. Tudo pode ser esquecido e, sobretudo, perdoado, condição essencial para a Paz. Em uma época de tantos conflitos, de tanta desigualdade e sofrimento, o novo ano surge como uma possibilidade de fazermos tudo diferente e melhor. Além da paz mundial e da paz em nossa sociedade, precisamos também exercê-la em nossas relações, cultivando a paz de espírito e a confraternização social.

Como o dia 1º de janeiro foi escolhido pela ONU – Organização das Nações Unidas como o dia da Confraternização (Fraternidade) Universal, muitos países também comemoram essa data com esse sentido de confraternização (fraternidade) e é feriado em muitos países. O dia internacional da PAZ é comemorado no dia 21 de setembro, mas o dia 1.° de janeiro de cada ano também é lembrado como dia da PAZ Mundial.

Você sabia que o ano-novo se consolidou na maioria dos países há 500 anos? Desde os calendários babilônicos (2.800 a.C.) até o calendário gregoriano, o réveillon (festa de fim de ano) mudou muitas vezes de data?

A primeira comemoração, que se tem notícia, chamada de "Festival de ano-novo" ocorreu na Mesopotâmia por volta de 2.000 a.C. Na Babilônia, a festa começava na ocasião da lua nova indicando o equinócio da primavera, ou seja, um dos momentos em que o Sol se aproxima da linha do Equador onde os dias e noites tem a mesma duração. No calendário atual isto ocorre em meados de março (mais precisamente em 19 de março – dia de São José) data que os espiritualistas comemoram o ano-novo esotérico. Já os assírios, persas, fenícios e egípcios comemoravam o ano-novo no mês de setembro (dia 23). Já os gregos, celebravam o início de um novo ciclo entre os dias 21 ou 22 do mês de dezembro. Os romanos foram os primeiros a estabelecerem um dia no calendário para a comemoração desta grande festa (753 a.C. - 476 d.C.) e o ano começava em 1º de março, mas foi trocado em 153 a.C. para 1º de janeiro e mantido no calendário juliano, adotado em 46 a.C. Em 1582 a Igreja consolidou a comemoração, quando adotou o calendário gregoriano. Alguns povos e países comemoram em datas diferentes. Ainda hoje, na China, a festa da passagem do ano começa em fins de janeiro ou princípio de fevereiro. Durante os festejos, os chineses realizam desfiles e shows pirotécnicos. No Japão, o ano-novo é comemorado do dia 1º de janeiro ao dia 3 de janeiro. A comunidade judaica tem um calendário próprio e sua festa de ano-novo ou Rosh Hashaná, - "A festa das trombetas" -, dura dois dias do mês Tishrê, que ocorre em meados de setembro ao início de outubro do calendário gregoriano. Para os islâmicos, o ano-novo é celebrado em meados de maio, marcando um novo início. A contagem corresponde ao aniversário da Hégira (em árabe, emigração), cujo Ano Zero corresponde ao nosso ano de 622, pois nesta ocasião, o profeta Maomé, deixou a cidade de Meca estabelecendo-se em Medina. Mas, o importante é FELIZ E PROFÍCUO 2011..., inclusive para os Congressistas que vão custar R$ 100.000,00 (cem mil reais) por mês em 2011.

Luis Fernando F Costa
Analista-Tributário e ativista social



Artikel Terkait: