Receita Federal reativa agência de Indaiatuba
Redatores: Sirlene Virgílio Bueno
Eliandro Figueira – ACS/PMI
![]() |
Eliandro Figueira – ACS/PMI |
O vice-prefeito e corregedor Geral do Município, Antônio Carlos Pinheiros (PTB), representou o prefeito Reinaldo Nogueira (PDT), na cerimônia que marcou a reativação da agência da Receita Federal de Indaiatuba. A agência está localizada na rua Padre Bento Pacheco, 1.323, no Centro, e o atendimento ao público será reiniciado na quarta-feira (15), das 8h às 12h. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (13), e contou com as presenças da assessora da superintendência da Receita do Estado de São Paulo, Marilu Cristóvão Gomes de Oliveira, e do delegado da Receita Federal de Campinas, Walmir Martinez Tomás.
A agência de Indaiatuba, que estava fechada desde maio, atenderá com quatro funcionários e prestará os mesmos serviços oferecidos pela agência de Campinas, com exceção dos serviços referentes à contribuição previdenciária como os de regularização de obras, que continuarão a ser feitos somente em Campinas. Entre os serviços prestados estão o CPF, atendimento de malha [regularização de documentos], certidão negativa, acertos de conta corrente e Redarf (Retificação de Documento de Arrecadação de Receitas Federais).
Para o vice-prefeito, os contribuintes indaiatubanos ganharam dois presentes neste final de ano: o primeiro foi a Inspetoria de Defesa Agropecuária Regional, inaugurada na cidade no final de novembro e, o segundo, essa reativação da agência da Receita. “Para nós, o mais importante é facilitar a vida da população local, trazendo cada vez mais serviços para a cidade”, declara.
A assessora da superintendência da Receita Federal do Estado, informou que depois de Campinas, Indaiatuba é o município da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com maior demanda de atendimento na Receita. “Desde 2007 sabíamos que Indaiatuba precisava de uma agência própria, mas a nossa dificuldade eram os recursos para criá-la. Ela foi criada em 2009, precisamos suspender os serviços em maio deste ano, e para nós é uma conquista muito grande reativar a unidade. Ainda não é o ideal para a cidade, precisaríamos de mais funcionários para isso, mas já é um grande passo”, comemora Marilu.
Tomás falou da missão da Receita Federal, que é atender o contribuinte e prover o Estado de recursos. “Nosso objetivo com essa agência é evitar que contribuintes tenham que se deslocar até Campinas em busca dos serviços da Receita”, conclui.
Entre os presentes na cerimônia também estavam o secretário Municipal de Governo, Odair Gonçalves, e o chefe da agência local da Receita, Benedito Moreira Barbosa (Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil).
Artikel Terkait: