como criar um site

.

5 de janeiro de 2011

IMPORTAÇÕES AUMENTANDO: RECEITA ASSINOU NOVO CONTRATO DE SERVIÇOS COM O SERPRO DE R$ 926,2 MILHÕES.

Importações obrigam Receita Federal a dobrar capacidade de processamento de dados

Luiz Queiroz
Convergência Digital :: 05/01/2011

Que as importações vêm aumentando significativamente e preocupando o governo não chega a ser uma novidade. Entretanto elas já atingiram um patamar tamanho que a Receita Federal do Brasil foi obrigada a dobrar a capacidade de processamento das informações que circulam no Siscomex - Sistema Integrado de Comércio Exterior.

No último dia 28 de dezembro, o Comitê Estratético de Tecnologia da Informação publicou a Resolução nº 5, na qual definia o planejamento estratégico da Receita Federal através dos serviços de processamento de dados prestados pelo Serpro. Nesse planejamento, o Siscomex- Iportação, por exemplo, dobrou a sua capacidade de transações simultâneas de informações de três milhões para seis milhões.

Para o Siscomex - Exportação os mesmos serviços cresceram apenas 700 mil transações simultâneas, de um total de sete milhões já executadas hoje pelo sistema. Em ambos os casos, essas metas foram tratadas como "possibilidades", significando que o Serpro apenas terá de se preparar para demonstrar capacidade de chegar operar o processamento dos dados dentro desses patamares.

Demais serviços

O Planejamento estratégico da RFB também prevê um aumento no tempo de prestação de serviços online aos contribuintes, sobretudo, no Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas. Foram definidas as seguintes metas de disponibilidade dos sistemas em execução na rede de transmissão de dados do Serpro:

- Disponibilização do ReceitaNet: expandir o horário de acesso ao sistema de 20 horas diárias para 21 horas diárias;

- Produção de Sistemas Data Warehouse Corporativo: expandir o horário de acesso de 20 horas diárias para 21 horas diárias; e
- Produção de Sistemas Data Warehouse Corporativo: elevar o indicador de disponibilidade dos sistemas de 90% para 93%.

No caso do data waherouse, a Receita sinaliza o desejo de aumentar o repositório de dados para tratar as informações dos contribuintes de forma mais eficiente e ágil.

A Receita assinou um novo contrato de serviços com o Serpro no valor de R$ 926,2 milhões para garantir a execução dessas metas. Foi o maior contrato já assinado entre a estatal e o órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. Ele foi publicado no último dia 3 no Diário Oficial da União.



Artikel Terkait: