Bill Clinton, Arnold Schwarzenegger e Richard Branson são alguns dos participantes do evento
O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, abre o terceiro dia do Fórum com o tema “Humanismo e Sustentabilidade”. (Divulgação)
O 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, entre os dias 24 e 26 de março, no Hotel Tropical, em Manaus (AM), tem como tema principal “Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Social da Amazônia e do Planeta”.
Realizado pela Seminars e promovido pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), reúne 600 lideranças empresariais, políticas, ambientais em defesa das práticas e mecanismos bem-sucedidos para o desenvolvimento sustentável mundial.
O evento conta com exposições do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton; do ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger; e do fundador e presidente do Grupo Virgin, Richard Branson, além de diversos especialistas na área.
O Fórum será aberto por Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente do Brasil; Omar Aziz, governador do Amazonas; Eduardo Braga, senador da República; Amazonino Mendes, prefeito de Manaus e João Doria Jr, presidente do LIDE.
Arnold Schwarzenegger, ex-governador da Califórnia, abrirá o ciclo de palestras ao lado do amigo e cineasta James Cameron com o tema “Políticas Públicas a favor da Sustentabilidade”.
Em seguida Dan Epstein, diretor de Sustentabilidade e Regeneração Urbana dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, dará palestra com o tema os “Grandes Eventos e Cidades Sustentáveis”.
Clinton
No segundo dia Richard Branson, fundador e presidente do Grupo Virgin, apresentará “Estratégias Empresariais para a Descarbonização da Economia”.
O autor e ativista ambiental Adam Werbach fará a palestra “Internalizando a Sustentabilidade nas Empresas”.
O líder ambientalista, autor e empresário Paul Hawken falará sobre “O Brasil e a Dinâmica da Sustentabilidade”; e um debate com os dois últimos sobre “Como colocar o Negócio a favor do Planeta”.
Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, abre o terceiro dia do Fórum com o tema “Humanismo e Sustentabilidade”.
Logo após, o ex-secretário do Meio Ambiente, Fabio Feldmann, fará exposição sobre “Um Projeto de Sustentabilidade para o País”.
O senador do Amazonas, Eduardo Braga, apresentará “Desenvolvimento Sustentável da Floresta Amazônica”.
Manifesto
As conclusões do Fórum serão feitas por João Doria Jr., presidente do LIDE e Omar Aziz, governador do Amazonas, com a leitura do Manifesto “Por um Planeta mais Sustentável”.
“O objetivo é demonstrar o valor econômico e ambiental da floresta e suas implicações para a região e o mundo”, declara Sergio Waib, presidente da Maior Entretenimento. Marcelo Politi, diretor-geral da Seminars afirma.
“Vamos criar um compromisso político e empresarial com o desenvolvimento sustentável do planeta”, finaliza João Doria Jr., presidente do LIDE.
A Seminars preparou um plano de gestão socioambiental para o evento, que inclui priorização de consumo de produtos e alimentos da região, redução do consumo de materiais, utilização de itens de baixo impacto e com procedência comprovada, e a gestão de resíduos sólidos com incentivo a cooperativas locais.
Além disso, será realizada a quantificação e compensação do impacto ambiental (gases de efeito estufa) de todas as suas atividades antes, durante e depois do evento, por meio da aquisição de créditos de carbono provenientes de projetos ambientais brasileiros certificados, obedecendo-se os critérios definidos no Programa Evento Neutro www.eventoneutro.com.br.
Juma
O projeto escolhido pela Seminars para compensar este impacto ambiental foi o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Juma, da Fundação Amazonas Sustentável.
No encerramento do 2º Fórum, a iluminação interna do Teatro Amazonas será desligada, durante uma hora, em uma ação mundial da WWF, organização não-governamental voltada para a conservação da natureza, com o intuito de chamar a atenção para o Aquecimento Global.
Fonte: a CRITÍCA
Artikel Terkait: