Autor(es): Ana Elisa Santana
Correio Braziliense - 03/03/2011
A falha no sistema do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) causou sérios transtornos aos contribuintes que tentaram acertar a vida com o Leão. A contadora Antônia Maria Soares buscou, por toda a manhã de ontem, transmitir seis declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) sem sucesso. “O site ficou fora do ar e, somente na parte da tarde, consegui concluir o trabalho. Sem contar que, no primeiro dia, também tive problemas com o congestionamento da rede e não consegui baixar o programa nas primeiras horas”, lembrou.
Os que procuraram atendimento nos Departamentos de Trânsito (Detran) também foram prejudicados. Serviços como emissões de Certificado de Registro de Veículo (CRV) e alterações cadastrais ficaram paralisados por cerca de cinco horas.
Segundo Elisângela Cunha, gerente da unidade do Detran-DF, o problema não causou tumulto porque as vistorias, feitas por agendamento, não foram interrompidas. Alguns motoristas preferiram esperar a volta do sistema, como o pintor Nelsides Lira Aguiar. Ele chegou ao Detran às 9h e ficou na unidade para tentar fazer a transferência do carro.
Aguiar recebeu a promessa de que seria atendido até as 12h30. Mas, meia hora depois do prazo, ainda não havia sido chamado. “Aconteceu isso dois meses atrás, quando vim pela primeira vez. Fico até sem graça de pedir liberação no emprego de novo”, reclamou. (colaborou Paula Takahashi)
Artikel Terkait: