como criar um site

.

25 de abril de 2011

ANALISTA EM DESTAQUE: Analista-Tributário dá informações sobre o IR em Maringá

Até o último domingo, a Delegacia da Receita Federal em Maringá havia recebido 38,6 mil declarações. Em toda a região Noroeste, 51% dos contribuintes ainda não declarou

O levantamento divulgado esta segunda-feira (25) pela Delegacia da Receita Federal em Maringá aponta que apenas 38,6 mil pessoas haviam cumprido sua obrigação, número bem abaixo das cerca de 80 mil declarações esperadas.

Já na região Noroeste (que abrange 126 municípios), a Receita Federal recebeu cerca de 113,1 mil declarações das 229 mil esperadas, cerca de 49,4% do volume total. O número equivale ao registrado até as 23h59 de domingo (24), ou seja, não considera as declarações realizadas ao longo desta segunda-feira (25).

Enviar declaração parcial evita multa

Quem quiser fugir do pagamento de multa por atraso na entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 – de, no mínimo, R$ 165,74, ou 1% ao mês sobre o imposto devido – tem até as 23h59min59 da próxima sexta-feira para concluir o processo. Os retardatários não devem contar com a possibilidade de extensão do prazo: a Receita Federal já informou que a data de entrega não será prorrogada. A última vez isso ocorreu foi em 1997, ano em que o sistema de entrega da declaração on-line foi implantado – neste ano, pela primeira vez, o sistema vai cobrir 100% das declarações enviadas.

Mas os “atrasadinhos” têm ainda uma espécie de solução parcial, recomendada pela própria Receita Federal: se suspeitar que não vai conseguir cumprir o prazo, o contribuinte deve enviar a declaração de forma incompleta e, depois, fazer uma retificação, evitando, assim, a multa. “O contribuinte pode fazer uma retificação, acrescentando as informações completas após o fim do prazo de entrega”, orienta o assistente técnico da Delegacia da Receita Federal em Curitiba, Luiz Omar Setúbal Gabardo.
 
Enviar declaração parcial evita multa

Declarações do IR enviadas até fim do feriadão ficam abaixo da expectativa da Receita

Para o analista da Receita Federal Marcos Luchiancenkol, apesar de baixo, o volume é dentro do esperado. “É uma repetição de comportamento dos últimos anos, em que a maior parte dos contribuintes deixa para declarar na última semana”.

Sistema da Receita Federal pode ficar lento

A expectativa da delegacia é de que nos próximos dias a quantidade de declarações recebidas aumente muito no site da Receita Federal, o que pode causar alguns transtornos, já que o sistema tende a ficar congestionado e lento próximo ao fim do prazo.

Para evitar maiores problemas, Luchiancenkol pede para que o contribuinte antecipe a declaração. “Durante o preenchimento, a pessoa pode perceber a falta de algum documento e não ter tempo suficiente para encontrá-lo. Além disso,se houver alguma dúvida durante o processo, ela precisa ter tempo para procurar ajuda especializada".

Se não declarar o IR, o morador fica com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) suspenso, não podendo abrir contas bancárias, fazer passaporte ou financiamentos, efetuar registros em cartórios, entre outras limitações. Se declarar com atraso, terá, também, de pagar multa. "O valor é de 1% sobre o valor do imposto devido no ano para cada mês de atraso", disse o analista. "O valor mínimo da multa é de R$ 165,74 e o máximo de 20% sobre o valor do imposto devido."



Artikel Terkait: