FIQUE SABENDO: ALF/BEL inicia ciclo de palestras para universitários
A Alfândega da Receita Federal no Porto de Belém (ALF/BEL) promoveu, na noite do dia 30/03, a palestra “A Aduana Brasileira”. Realizado no auditório do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), o evento foi iniciado às 19 horas e contou com a participação de mais de 120 pessoas entre estudantes e professores daquela instituição. Atuaram como palestrantes o auditor fiscal José Elias Asbeg e o analista tributário Marco Aurélio de Souza Alcântara.
Os assuntos abordados foram o comércio exterior, os tributos da área aduaneira, o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) e também inserções de exemplos práticos sobre tributação, descaminho, pirataria e destinação das mercadorias apreendidas. Houve grande interação entre os palestrantes e os participantes, que tiveram suas perguntas respondidas.
Segundo Marco, a palestra foi coerente com a proposta mais geral da Educação Fiscal e se mostrou diferenciada, pois os tributos aduaneiros são mais voltados para o controle. "Eles não têm o perfil de arrecadação, e sim de extrafiscalidade", explicou. O analista ainda esclareceu que "fora do âmbito do comércio exterior, o perfil aduaneiro é pouco difundido na sociedade. Por isso, as palestras são uma grande oportunidade disseminação a ser explorada".
Ao final do evento, informou-se ainda sobre a capacitação e a disseminação da Educação Fiscal e também sobre a ouvidoria da RFB. Em breve a ALF/BEL realizará palestras em outras instituições de ensino superior.
Fonte: FIQUE SABENDO
Artikel Terkait: