8ª RF: Curso de Tiro Tático Defensivo na DRF/Araçatuba
Servidores da Carreira Auditoria da Receita Federal do Brasil participaram do primeiro Curso de Tiro Tático Defensivo na DRF/Araçatuba/SP. O evento foi realizado nos dias 1º, 2 e 3 de junho em período integral.
O objetivo do curso foi capacitar auditores e analistas-tributários para o uso de arma de fogo, possibilitando ao final do curso a obtenção do certificado e laudo de capacitação técnica necessários para requerer o porte de arma funcional e também a aquisição de arma de fogo no mercado nacional.
O Curso de Tiro Tático Defensivo foi ministrado por instrutores credenciados pela Polícia Federal e por atiradores filiados à Confederação Brasileira de Tiro de Defesa, portadores de Certificado de Registro expedido pelo Ministério da Defesa (Exército Brasileiro).
As aulas teóricas foram realizadas no auditório da DRF/Araçatuba/SP e as aulas práticas foram realizadas no estande de tiro do Tiro de Guerra do Exército Brasileiro em Araçatuba.
As aulas teóricas abrangeram as regras internacionais de segurança, cuidados para se evitar acidentes com arma de fogo, conhecimento do manual de armamento e tiro do DPF, noções jurídicas, código penal, balística, medicina legal, identificação de armas e munições e princípios de funcionamento de diversos armamentos.
Durante as aulas foram repassados os aspectos fundamentais para a prática do tiro: empunhadura, posições de tiro, municiamento, desmuniciamento, solução de panes, controle do gatilho, disparo, análise do tiro, disparos com movimentos defensivos e ofensivos e tiro tático (movimentação, recarga tática, noções de combate em diversas situações).
Foram apresentadas ainda técnicas de combate urbano e análise de vídeos de enfrentamentos urbanos e “cases” reais.
Nas aulas práticas foram manuseados revólveres, pistolas, carabinas, espingardas, fuzis e metralhadora de diversos calibres (22LR, 9mm, .38SPL, .380ACP, .40S&W, 45ACP, 12 gauge, 5.56 NATO), sendo que cada treinando disparou cerca de 200 tiros nesses diversos calibres.
Foram capacitados 14 analistas tributários e 07 auditores fiscais e as entidades de classe (Sindireceita, Sindifisco Nacional e Anfip) cobriram os custos do curso.
Fonte: INFORME-SE
Artikel Terkait: