
No inicio da segunda quinzena de Setembro o Ministério da Defesa deflagrou com grande pompa e circunstancia a Operação Ágata 2 com direito ate, a site exclusivo http://www.agata2.defesa.mil.br/web/guest/a-operacao1
A operação, deflagrada na sequencia da Ágata 1 mobiliza e no âmbito do Plano estratégico de Fronteira mobiliza cerca de 10.000 homens atuando das 3 armas das F.F. A. A, apoiados por forças das Policias, Rodoviária Federal, Policias civis e militares dos Estados envolvidos, e ainda POLICIA FEDERAL, IBAMA, POLICIA RODOVIARIA FEDERAL, IBAMA, ABIN etc., etc., etc.A operação foi deflagrada nos Estados de MT,MS, PR, SC e RS sendo anunciado ate mesmo o uso dos Vant´s “ Veículos Aéreos Não Tripulados “, alem de diversos tipos de embarcação e aeronaves de asa rotativa e asa fixa.
A operação estava prevista para se estender ate ao final do ano e visava fundamentalmente a repressão ao trafico de drogas e armas , o contrabando e descaminho e diminuição nos índices de criminalidade nas aeras de fronteira.
Bem tudo isso era muito bonito, muito necessário e muito justo. Porem , simplesmente , acabou.Assim, de repente, do nada.
Imagine-se o custo financeiro e operacional de mobilizar e coordenar a logística e movimentação de cerca de 10.000 homens, equipamentos, armamentos, sistemas de comunicação.O que levaria a finalizar uma operação deste porte, assim , de repente???Que mistério demoliu uma operação de altíssimo apelo político e social e financeiro???
O Major do Exército Paulo Enrique Gediel Rivero, informou “ acabamos de receber uma ordem de desmobilização.A tropa , veículos e recursos mobilizados, retornam as bases, mas serão realizadas operações de surpresa.Com isto, a Operação Ágata 2 esta terminada e os motivos não foram dados a conhecer.
Paralelamente, existe, registros de veementes protestos por parte do governo do Paraguai contra a operação,porque com ela, o movimento do comercio de Ciudad Del Este, caiu 90 % .
Depois do o governo brasileiro rasgar o contrato de Itaipu e passar a pagar 3 vezes mais pela energia elétrica gerada na usina, depois de o governo paraguaio estar expulsando a força de bala, todos os produtores de soja brasileiros instalados no Paraguai sem um centavo de indenização, agora o presidente paraguaio simplesmente aborta uma operação deste porte????
Estamos nas mão de “ nuestros hermanos e cumpañeros????
Fonte: OBSERVADOR POLÍTICO
Artikel Terkait: