como criar um site

.

11 de dezembro de 2011

Excursão de compras foi causa dos atrasos na liberação de bagagens, ontem no Eduardo Gomes


O atraso na liberação de bagagens de passageiros que chegam a Manaus, chegou ao cúmulo de atrasar por até cinco horas e meia, nessa quinta-feira (02/12), no aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus. Nesta sexta-feira, o inspetor chefe adjunto da Alfândega no aeroporto, Douglas Coutinho, justificou. “Tivemos uma situação atípica. Durante o vôo, foi detectado que havia uma excursão de compras que foi aos Estados Unidos por conta do evento chamado ‘sexta-feira negra’, onde há um frenesi de compras, várias promoções, então, alguns grupos vão com o intuito de fazer compras, e, muitas vezes, ultrapassam o limite de isenção permitido. Detectou-se, nesse caso aí, mais de vinte pessoas trazendo uma quantidade de bens acima do limite.”

O inspetor explicou o que as autoridades da Receita deverão fazer para diminuir o tormento dos passageiros, no Eduardo Gomes. “A Receita Federal e o Comitê das autoridades Aeroportuárias (CAE) já estão fazendo frente a essa situação, com vistas a melhorar nossa capacidade operacional. Felizmente, em breve teremos a ampliação do nosso terminal de passageiros, e aguardamos a vinda de novos servidores para reforçar a equipe responsável pela fiscalização das bagagens.”

O delegado sindical adjunto e diretor do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal, Moisés Hoyos, explicou que uma das causas dos atrasos é a declaração de bagagens, que, pela legislação, só pode ser feita por um auditor. Outra causa é a falta de analistas. “São poucos analistas tributários que trabalham no aeroporto. Alguns que poderiam ser aproveitados já foram até retirados. Outro problema é com relação à Legislação. Antes, a declaração de bagagem podia ser feita pelo analista tributário. Com a modificação da legislação, a declaração só pode ser liberada pelo auditor. A Receita tem dois servidores que podem fazer o serviço, o auditor e o analista, mas com a mudança da legislação, a questão da fiscalização do aeroporto acabou sendo prejudicada.”

Só resta esperar que esses problemas sejam resolvidos com a reforma e ampliação do aeroporto e que as obras sejam inauguradas antes da copa de 2014.

Segundo o inspetor Douglas Coutinho, a Receita Federal já está tomando as providências para melhorar a capacidade operacional, reforçando a equipe de fiscalização da Receita no aeroporto. 



Artikel Terkait: