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16 de janeiro de 2012

Pirataria de produtos está cada vez mais popular em Manaus


A popularização das imitações confunde os consumidores, mas tem adeptos convictos quanto às vantagens das cópias. Além do preço baixo, os produtos “ching ling” têm diferenciais tecnológicos e aplicativos que não estão presentes nos originais

    Cópias do tênis All Star são muito comuns nas lojas de calçados
    Cópias do tênis All Star são muito comuns nas lojas de calçados (Divulgação)
    É fato que os os produtos piratas invadiram o mercado informal em todos os segmentos. Geralmente, é possível reconhecer um produto “fake” com facilidade, em razão da qualidade inferior. Mas há, entre itens falsificados, um tipo de mercadoria capaz de confundir o consumidor na hora da compra, devido à semelhança que possui com a logomarca, o nome e o design dos produtos originais.
    Essas imitações, também conhecidas como produtos “ching ling”, por sua origem asiática, estão presentes tanto nos camelôs de Manaus como nas lojas. A reportagem de A Crítica foi ao Centro da cidade e constatou a existência de aproximadamente 20 marcas estrangeiras e brasileiras, que até parecem, mas não são verdadeiras.
    Nos camelôs que comercializam celulares, na avenida Eduardo Ribeiro, encontramos a marca Sony Vaic, que pela lente retrátil da câmera fotográfica parecia, de fato, um aparelho da Sony Vaio.
    Outra imitação era o aparelho Nckia E71, muito semelhante ao Nokia E71, com a diferença que o chinês custava a metade do preço do original. Embora o custo seja um atrativo determinante para a aquisição do pirata, os diferenciais tecnológicos exclusivos das falsificações também motivam a compra.
    O profissional liberal Carlos Martins* afirma que a redução de custo não é a  única vantagem. Em 2011, ele adquiriu o Nckia E71 pela segunda vez, pelo fato de gostar dos aplicativos e recursos extras.
    “O celular vem com dois chips, redes sociais, cinco canais de TV aberta, tecnologia WI-FI, leitor de e-books, vários chats e ainda ganhei um cartão de dois gigabytes”, conta.
    Imitações clássicas
     Um dos líderes de falsificações é o tênis All Star, cujo par original é vendido ao preço médio de R$ 60. Em três lojas diferentes de calçados, situadas na Marechal Deodoro e na Eduardo Ribeiro, são vendidas as marcas Star Gold, Super Star e Star Tech, que oferecem preços entre R$ 39 e R$ 48. Outra marca de calçados que não escapa da “criatividade” dos imitadores é a Kenner. Em uma das lojas, um par de sandálias da marca Kemp era vendida por R$ 15, enquanto o original custa, em média, R$ 50 nas lojas autorizadas. 
     * Nome alterado a pedido da fonte


    Fonte: ACRÍTICA


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