como criar um site

.

23 de fevereiro de 2012

Fique Sabendo: Manual aduaneiro vai facilitar rotina de unidades de fronteira e de áreas especiais



A Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil na 2ª Região Fiscal disponibilizou na terça-feira (14/02) o Manual Aduaneiro de Procedimentos de Fronteira e Legislação Aplicada às Áreas Especiais. Concebido no contexto da iniciativa regional de fortalecimento das equipes nas unidades de difícil provimento, o documento pode ser acessado pelo endereço http://portalregional.rf02.srf/ManualDeFronteira/

O manual tem por objetivos facilitar a disseminação do conhecimento entre os servidores, padronizar procedimentos operacionais e reunir em um só local as normas, notas técnicas, soluções de consulta, pareceres e outros documentos de teor orientativo que tratem dos temas de interesse das unidades de fronteira e das unidades aduaneiras sediadas na Zona Franca de Manaus, nas Áreas de Livre Comércio e na Amazônia Ocidental e que ainda não estejam contemplados no âmbito dos demais manuais institucionais da RFB.

Neste primeiro momento, encontram-se disponíveis apenas duas seções, a primeira dedicada aos procedimentos de requerimento, análise, concessão e acompanhamento do alfandegamento de locais e recintos. Na segunda seção, que é dedicada à Legislação, encontram-se disponíveis para leitura ou download a legislação de referência, assim como  os diversos documentos expedidos pela Divisão de Administração Aduaneira (Diana), Divisão de Tributação (Disit) ou pelo órgão central, acerca de temas como comércio de subsistência, trânsito aduaneiro e porte de valores, entre outros.

Segundo a Diana, o manual será periodicamente atualizado e ampliado com a adição de outros temas de interesse das unidades citadas. Nesse intuito já se encontram em desenvolvimento seções dedicadas ao controle aduaneiro de bagagem e à admissão temporária, esta última com ênfase na admissão de veículos, tópicos que marcam presença constante no cotidiano das unidades de fronteira.

Outras ferramentas também devem ser acrescidas futuramente ao site do manual, tais como uma ferramenta de busca por palavras chave e a implementação de um mecanismo público de consulta através da qual os servidores vão poder encaminhar dúvidas de seu interesse. As respostas a tais dúvidas poderão ser incorporadas ao conteúdo do manual.


Artikel Terkait: