como criar um site

.

11 de março de 2012

Venda de CDs e DVDs deve crescer até 5% em Manaus neste ano


Manaus - Os gerentes de lojas de CDs e DVDs em Manaus esperam vender até 5% a mais, em 2012, quando comparado ao ano passado, apesar das perspectivas negativas. Representantes do setor afirmaram que a facilidade de conseguir produtos piratas, além do surgimento de novas tecnologias, interferem no desempenho do ramo. 
O vice-presidente da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio/AM), Aderson Frota, afirmou que o cenário para a venda de CDs e DVDs é negativo, devido à desatualização desse tipo de mídia. Segundo ele, a tendência é que as pessoas diminuam, gradativamente, a compra desses produtos, que devem ser substituídos por novas mídias. “Quando alguém quer ter acesso à música, não precisa mais comprar o CD ou DVD. A tendência é que esses produtos, no futuro, saiam do cenário de vendas. É cada vez comum a população mais nova procurar novas mídias, mais modernas e baratas”.
Crescimento
Apesar das expectativas negativas para o setor, o gerente de uma loja de CDs e DVDs, Augusto Venâncio, contou que as vendas dessas mídias, em 2011, tiveram crescimento de 5%, em relação a 2010, e a expectativa é que, neste ano, mantenham o mesmo crescimento. De acordo com ele, a pirataria teve duas influências no setor, uma negativa e outra positiva. “A negativa, como todos sabem, é que com o acesso fácil à pirataria, os clientes migraram para esse produto por ter um preço menor, mesmo com qualidade inferior. O positivo é que isso obrigou o mercado fonográfico a baratear os preços, o que beneficiou o público fiel a essas mídias. Antes, o CD mais barato da loja custava R$ 10, hoje custa R$ 6,90. É preciso trabalhar com uma pequena margem de lucro, porque senão for assim, não vende”.
O corretor de seguros Jorge Sabino, 55, disse que prefere comprar CDs e DVDs originais pela a qualidade. Mas, concordou que muitos deixam de comprar devido ao alto custo, quando comparado ao pirata. “O pirata estraga o aparelho de som. Tem uns que nem tocam no som do meu carro. Vale a pena comprar o original”.
Produção
Segundo dados da Superitendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), desde 2009 a produção de CDs e DVDs no Polo Industrial de Manaus (PIM) sofre queda. Na análise de 2009 com 2010, houve redução de 18,68% na fabricação desses produtos. Na comparação de 2010 com 2011, também foi notado desempenho negativo (-9,34%). Enquanto que, em 2010, o PIM produziu, aproximadamente, 536 mil mídias, no ano passado esse número não chegou a 500 mil unidades.
Conforme análise da Suframa, esse desempenho tem sido influenciado pela “forte concorrência dos produtos ‘piratas’”, além do surgimento de “novos suportes de mídia (pen drives, celulares, HD externos, etc) e uma tendência cada dia mais forte adotada por usuários de internet que optam por fazer downloads de filmes, shows e músicas”.
Fonte: D24AM


Artikel Terkait: