DO BAHIA TODO DIA | 28/05/2012 | 18H14
O Sindicato dos Analistas da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) obteve uma grande vitória, durante a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que aconteceu em Brasília no domingo (20), que terá repercussão positiva para a vida, não só dos contribuintes, como de todo o povo brasileiro. O Sindireceita conseguiu com que os delegados da Consocial aprovassem a criação do Conselho de Política e Administração Tributária (Conpat), proposta articulada pelo sindicato durante os debates da pré-conferência com a sociedade civil.
O Conpat irá exercer o controle social da gestão tributária brasileira, com a participação de representantes estratégicos do poder público e da sociedade civil. Sob a diretriz maior de cooperação recíproca entre os dois setores (sociedade e poder público). O Conpat terá por missão o monitoramento e o aconselhamento da administração tributária.
Os delegados da 1ª Consocial definiram também as 80 propostas/diretrizes que irão subsidiar o Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.
Estratégia
Durante os três dias de Conferência em Brasília/DF diretores do Sindireceita fizeram um amplo trabalho de esclarecimento e de convencimento dos delegados sobre a importância da criação do Conpat. O Sindireceita também montou um estande na Conferência. Cada delegado e observador que passou pelo local recebeu informações sobre a proposta de criação do Conselho de Política e Administração Tributária e Aduaneira e os impactos positivos que a medida pode trazer ao país, como a modernização e eficiência dos órgãos que integram a administração tributária brasileira, além de colaborar para tornar mais justa e transparente a relação entre o fisco e o contribuinte.
Os representantes do Sindireceita também organizaram, durante o evento, uma ampla discussão acerca dos problemas da burocracia tributária e aduaneira no Brasil, e da importância da participação dos cidadãos para reverter este quadro.
“A Consocial foi um grande evento cívico, a brasilidade era latente, foi uma grata oportunidade para fomentar a participação do povo em causas nobres, como transparência e controle social da gestão pública”, afirmou Odair Ambrósio, diretor de defesa profissional do Sindireceita.
Fonte: BAHIA TODO DIA
Artikel Terkait: