A Portaria MPOG nº 228, de 22 de maio de 2012, que autoriza a realização de concurso público para a contratação de 750 Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, deve ser recebida pela categoria como uma grande vitória.
Ainda que a Administração da Receita Federal insista na necessidade do ingresso de novos auditores-fiscais, a ordem do Governo Federal no sentido da correta recomposição dos quadros da Carreira Auditoria demonstra, aparentemente, que este Governo tem mais clareza sobre os problemas da RFB e de sua carreira típica.
Mais que uma comemoração pontual, o expediente em análise nos traz a esperança de que, daqui por diante, passemos mais ao largo do corporativismo que tem se mostrado tão nocivo à Casa.
Contudo, a comemoração deve ser abreviada. A cada vitória, um desafio ainda maior se coloca à categoria. A recomposição dos quadros de Analistas-Tributários ainda é tímida e insuficiente. Além disso, tão importante quanto a recomposição quantitativa dos quadros, é o aproveitamento pleno dos Analistas-Tributários no exercício das atividades finalísticas da Administração Tributária.
Acreditamos que a diferença entre a extinta Secretaria da Receita Previdenciária e a Secretaria da Receita Federal nunca residiu na qualidade da fiscalização. Para nós o que justificou a criação da “SuperReceita” – e que já dá resultados expressivos, é a presença de profissionais especializados e qualificados no controle do crédito tributário. E quem são esses profissionais? Os Analistas-Tributários.
Valorizar o Analista-Tributário é fortalecer a Receita Federal, é valorizar o dinheiro do cidadão.
Mas a luta, apesar das vitórias que vamos colhendo, só está no começo. Devemos nos colocar à frente das discussões, de forma proativa, propositiva e coerente, até porque temos a certeza de que nossos interesses coincidem com o interesse público.
Para tanto, conclamamos a categoria para o engajamento e a participação. Não nos esqueçamos que o sucesso dessa empreitada depende do envolvimento de todos. E a dimensão de nossos desafios exige que os valores e os interesses coletivos se coloquem sempre em primeiro plano.
Quando os representantes dos Analistas-Tributários de Brasília, Rio de Janeiro e Minas Gerais levaram ao Conselho Nacional de Representantes Estaduais a proposta de uma pauta reivindicatória que atendesse aos anseios da categoria, inclusive com o pedido de abertura imediata de concurso para o cargo de Analista-Tributário em número superior ao dos demais cargos da RFB, acreditávamos que daria certo.
É por isso que continuamos trabalhando e é por isso que não nos furtaremos à luta. Porque acreditamos que vai dar certo.
Parabéns a todos Analistas-Tributários, aos Delegados Sindicais, aos Conselhos Estaduais, ao Conselho Nacional de Representantes Estaduais, ao Comando Nacional de Mobilização e à Diretoria Executiva Nacional, enfim, a todos que se dispuseram ao bom combate e se empenharam nessa luta.
Delegacia Sindical do Sindireceita em Brasília/DF – DS/Brasília
Conselho Estadual de Delegacias Sindicais do Sindireceita em Minas Gerais – CEDS/MG
Conselho Estadual de Delegacias Sindicais do Sindireceita no Rio de Janeiro – CEDS/RJ
Lá do BLOG DO ANALISTA-TRIBUTÁRIO - DS RIO
Artikel Terkait: