como criar um site

.

10 de junho de 2014

Acre e Bolívia debatem segurança nas fronteiras

Acre fortalece a parceria na área de segurança com o Peru (Foto: Assessoria Sesp)
Acre fortalece a parceria na área de segurança com o Peru (Foto: Assessoria Sesp)
A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) realizou neste fim de semana mais um Fórum de Segurança na Fronteira para discutir os desafios e possíveis soluções para as questões fronteiriças entre o Acre e o Departamento de Pando. O encontro foi realizado num centro de eventos de Cobija e contou com a presença de autoridades brasileiras e bolivianas.
Reni Graebner, secretário estadual de Segurança, destacou a necessidade de fortalecer e integrar não só as ações de segurança, mas em todas as áreas, a exemplo do que vem ocorrendo com a piscicultura. A parceria entre o Acre e Pando já tem resultados positivos. Um deles é a diminuição no número de veículos e motos roubadas, dada a ação eficaz e rápida das polícias.
O encontro é a continuidade das ações de fronteira e o estreitamento dos laços entre os dois países. O comandante da Polícia Departamental de Pando, Rene Morales Mendieta, ressaltou a importância do encontro: “Nossos habitantes precisam de segurança e as polícias estão trabalhando com um objetivo em comum, que é o bem de todos. Essa integração é necessária e muito bem-vinda”, disse.
Pedro Villa Olarte, coordenador de Fortalecimento Institucional do Departamento de Pando, garantiu que todos os esforços serão tomados para melhorar a segurança e fortalecer a parceria iniciada com o Acre. “A questão da segurança é um papel de todos nós e o trabalho integrado é fundamental para combater a criminalidade com mais eficiência”, comentou.
Grupos temáticos foram reunidos para discutir questões como imigração, polícia, aduana e fiscalização. Outro tema debatido foi a capacitação em conjunto que será oferecida pelo Brasil. Quatro cursos serão ministrados a partir de agosto, no âmbito do Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron).


Artikel Terkait: