como criar um site

.

14 de julho de 2014

Sindicato denuncia possíveis danos à saúde provocados por escâner da RF


O Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Paraná (Sinpef-PR) em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, apresentou uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) apontando irregularidades no uso e possíveis riscos à saúde provocados pela radioatividade. O novo equipamento que custou R$ 3 milhões vem sendo usado pela Receita Federal (RF) na aduana da Ponte Internacional da Amizade, entre o Brasil e o Paraguai, desde o início de julho para auxiliar principalmente na fiscalização de veículos de carga que cruzam a fronteira.

O caminhão onde o escâner está instalado tem como principal vantagem a redução do tempo de vistoria e a maior eficiência, já que pode identificar substâncias e objetos estranhos – como drogas e armas - escondidos em qualquer parte dos veículos. Com a imagem feita, a verificação de uma carga que se estende por cerca de duas horas, por exemplo, pode ser concluída em menos de dez minutos. Procurada, a delegacia local da RF, informou que não foi notificada oficialmente sobre a denúncia que tem prazo de 30 dias para ser acatada ou não pela procuradora do Trabalho, Patrícia Mauad Patruni.


A preocupação do sindicato dos policiais federais é, entre outros, com os efeitos nocivos à saúde que podem ser causados pelos resíduos de radiação emitidos pelo equipamento, o que poderia afetar grande parte das pessoas que circulam pela região da ponte. Além dos servidores dos órgãos federais de segurança e fiscalização que atuam na aduana, estima-se que cruzam a fronteira entre os dois países por Foz do Iguaçu cerca de 2 milhões de pessoas por mês.

Equipamento móvel está sendo utilizado na aduana da Ponte da Amizade. Ministério Público do Trabalho tem 30 dias para decidir se acata denúncia.

Fonte: FENAPEF


Artikel Terkait: