Em dezembro de 2010 foi divulgado o sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda
Brasil – Em dezembro de 2010 foi divulgado o sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda. Quem não tiver incluído em nenhum dos lotes está na malha fina.
A malha fina funcionada como uma espécie de peneira para os processos de declarações de imposto de renda que estão com alguma pendência impossibilitando a restituição.
“Se a pessoa cair nessa malha fina é porque ela colocou alguma informação errada na declaração, que esta divergente dos nossos controles. Ou ela colocou que recebeu menos, colocou que teve mais imposto retido na fonte, colocou que teve mais despesas médicas, mais despesas dedutivas, todas essas informações que fazem ou ela pagar menos imposto ou ela restituir mais”. Explica o analista tributário, Jairo Oliveira.
Em Santarém, 1.380 pessoas estão na malha fina. E para verificar se o seu nome basta acessar o site da Receita Federal.
“Desde o ano de 2010 já está muito mais fácil para a pessoa verificar se o seu nome está em malha ou não. Ela pode gerar um código de acesso no site da Receita Federal, no centro de atendimento virtual. Com esse código de acesso a pessoa verifica se ela está em malha, inclusive qual é o detalhe da malha, ou seja, porque ela está lá, qual a informação que ela colocou errado. De posse dessas informações ela pode fazer uma declaração retificadora, que é uma nova declaração corrigindo o que está errado”.
A correção deve ser feita o mais breve possível. Caso ocorra a demora no procedimento, a pessoa pode entrar em procedimento fiscal e ficar passível de multa, que pode chegar a 50% do valor que deixou de ser recolhido.
Fonte: REDE SOCIAL da 2ª RF
Artikel Terkait: