Na manhã de 03/02, representantes de entidades e de órgãos públicos tiveram a oportunidade de debater e de buscar soluções para os problemas da área aduaneira. Promovido pela Alfândega da Receita Federal do Porto de Manaus (ALF/MNS), o encontro alinha-se ao objetivo estratégico de "executar o controle aduaneiro com segurança e agilidade", materializado pela ação estratégica relativa ao fórum permanente de intervenientes aduaneiros.
Numa abordagem abrangente e conjuntural, a reunião tratou de questões relacionadas ao despacho, canais de conferência (incluindo parametrização) e trânsito aduaneiro. Também foram discutidas a integração entre os órgãos anuentes e as entidades intervenientes, a infra-estrutura, o acesso e a disponibilização de sistemas informatizados, como também as operações nos recintos alfandegados (inclusive aos finais de semana), sempre à luz da legislação aplicável.
Estiveram representados os recintos alfandegados Superterminais, o Porto Chibatão e o Porto Seco (Eadi/Aurora), a Federação e o Centro das Indústrias do Estado do Amazonas – Fieam e Cieam, a Câmara Nipo-Brasileira do Amazonas, as empresas "Mol Brasil" e "ISS Marine", além de representantes da Secretaria de Fazenda do estado do Amazonas- Sefaz/AM, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq.
Segundo o inspetor-chefe da ALF/MNS, Bruno Carvalho, há uma tendência à intensificação de tal iniciativa, tendo em vista os resultados já alcançados.
Fonte: REDE SOCIAL 2ª RF.
Artikel Terkait: