Operações realizadas entre os dias 2 e 4 deste mês estancam o tradicional contrabando noturno na região de Foz do Iguaçu. O uso das aeronaves da Receita permitiu identificar com precisão os locais onde as mercadorias ilegais estavam sendo carregadas. Após as operações, as equipes de repressão informaram que o tráfego de barcos no rio Paraguai foi interrompido.
Todos sabem que a região da fronteira com o Paraguai é uma importante porta de entrada do contrabando e do descaminho no Brasil. Também é público e notório que uma das formas mais utilizadas pelos criminosos para ingressar as mercadorias no Brasil é fluvial. Durante a noite o rio Paraná se transforma em uma espécie de avenida do crime, na qual trafegam barcos com cargas ilícitas. É sabido, mas o combate é extremamente difícil, seja pela grande área a ser vigiada, seja pela quantidade de estradas irregulares usadas para distribuir os carregamentos.
Essa é uma realidade que as equipes de repressão (com pa aprticipação de Analistas-Tributários, além de outros servidores) que atuam na região começam a mostrar que pode ser modificada. Desde a chegada do pessoal da Divisão de Operações Aéreas (Dioar), no dia 25 de janeiro, foram realizadas diversas operações diurnas e noturnas com atuação integrada das equipes da RFB (aérea e terrestres), das polícias Federal e Rodoviária Federal e da Força Nacional. A atuação integrada dos órgãos e o uso da tecnologia mostram à sociedade brasileira que ela pode ganhar a guerra contra o crime.
Nas operações com apoio aéreo, a bordo do helicóptero sempre está um servidor da RFB (normalmente Analista-Tributário) ou da Polícia Federal com bom conhecimento da região. Esse servidor coordena o acionamento das equipes de terra para abordagem de alvos móveis e de locais que estariam sendo utilizados como depósito. O trabalho de vigilância aérea tem como objetivo identificar o transbordo de mercadorias dos barcos provenientes do Paraguai para os veículos que se encontram próximos à barranca do rio Paraná ou ainda para depósitos intermediários. Na sequência, o helicóptero acompanha o veículo suspeito até o depósito de destino enquanto aciona as equipes em terra. Com a auxílio dos equipamentos eletrônicos, a aeronave pode voar a uma altitude que lhe permite cobrir uma grande área das margens e regiões vizinhas.
Os Resultados foram os seguintes: Dia 02.02 em 03h30m - Apreensão de seis veículos, em sete abordados, sendo que em um deles foram encontrados, misturados aos brinquedos, 20Kg de maconha.
Dia 03.02 em 02h40m - Identificados e aborados duas Van's que foram apreendidas, por estarem contrabandeando cigarros (50 caixas). Foi localizado um Depósito no Jupira com 58 caixas de eletroeletrônicos avaliaods em R$ 400.000,00. Dia 04.02 em 02h50m - Uma van carregada de vestuário; quatro veículos; uma pistola Jericho 941-9mm; R$ 27.850,00 em espécie; 25 volumes de eletroeletronicos de alto valor agregado (laptops e videogames) e 15 volumes de mercadorias diversas.
Outras operações estão sendo relaizadas com apoio do Helicóptero e da DIOAR 9RF).
(Do Informe-se, com adaptações do SINDIRECEITA AMAZONAS).
Artikel Terkait: