A Maringá registrou aumento de 38,86% no número de contribuintes que fizeram a declaração do imposto de renda no primeiro dia de entrega. No total, 318 pessoas apresentaram os dados até às 23h59 de terça-feira (1º), de acordo com o analista tributário da Receita Federal (RF) em Maringá, Marcos Luchiancenkol.
Receita Federal espera aumento na arrecadação em Maringá
Em 2010, no mesmo período, 229 contribuintes apresentaram os dados à RF em Maringá. Segundo Luchiancenkol, ainda não houve reclamações quanto ao sistema. "Sempre no primeiro dia, nas primeiras horas em que a entrega da declaração começa a ser feita, acaba congestionando um pouco o sistema, porque muita gente está baixando o programa. No entanto, na hora do almoço, já se baixou o programa tranquilamente", afirma o analista.
Outras mudanças
Entre as mudanças na declaração deste ano, a Receita Federal vai utilizar, pela primeira vez, uma nova declaração feita pelas empresas prestadoras de serviços da área médica e operadoras de planos de saúde. "Se você for internado, depois fizer o pagamentos e incluir na declaração, o hospital também fará a entrega de uma declaração com esses dados. A Receita vai usar essas informações para cruzar com os dados do contribuinte, para facilitar a vida de quem informa corretamente e identificar quem informa valores irreais", comenta o analista tributário. "Esta nova declaração vai ajudar a Receita nos procedimentos de malha fina".
Prazos e multas
Os contribuintes podem fazer a declaração até o dia 29 de abril. Após este período, há pagamento de multa de 1% a cada mês de atraso sobre o valor do imposto devido no ano. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74 e o máximo pode chegar a 20% do imposto em débito.
Fonte: MARINGÁ
Artikel Terkait: