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28 de abril de 2011

TRABALHO DE ANALISTA: DRF Cuiabá cria aplicativo para facilitar parcelamento previdenciário

Atendentes do CAC da DRF/Cuiabá utilizam um aplicativo que auxilia na realização da negociação do parcelamento previdenciário: o Trataparprev. A nova ferramenta está sendo desenvolvida e testada no atendimento para a correção de eventuais falhas e alterações necessárias.

A ideia surgiu para facilitar as rotinas de negociação, visto que a maior parte dos procedimentos de negociação é realizada manualmente, o que ocasiona tempo de atendimento alto e dificuldade no treinamento de servidores, além de gerar demanda reprimida do serviço.

Com a utilização do Trataparprev, será possível a emissão de formulários e guias de parcelamento na negociação e acompanhamento dos processos protocolados. O sistema também vai fornecer apoio à emissão de CND para contribuintes com parcelamentos pendentes de consolidação no sistema.

A linguagem usada no desenvolvimento é o Visual Basic For Applications (Microsoft Excel) com a utilização de banco de dados no formato MDB (Microsoft Access). Assim, as unidades que já migraram para o padrão aberto (BROffice) não podem utilizar o Trataparprev por enquanto. No entanto, a versão em Visual Basic está quase concluída; "possivelmente já poderemos começar a testar nesta semana", explica o Analista-Tributário Március de Cerqueira Torres, chefe substituto do CAC da Delegacia de Cuiabá.

E quem quiser usar o Trataparprev? "Por enquanto estamos encaminhando (via Notes) cópia para as unidades que solicitarem", diz Torres.


Funções do Trataparprev
 O módulo de negociação e formalização permite ao usuário :
- Cadastrar, consultar, cancelar negociações;
- Formalizar pedidos de parcelamento;
- Emitir relatórios.
O módulo de apoio a emissão de certidão negativa de débitos possibilita ao usuário:
- Cadastrar processos protocolados anteriormente;
- Cadastrar pagamentos realizados;
- Apurar saldo devedor;
- Emitir relatórios.



Resultados aguardados
Com o uso do Trataparprev, espera-se a padronização de procedimentos, a redução do tempo de atendimento,  do tempo médio de espera e da demanda reprimida, a facilitação no treinamento dos atendentes, maior agilidade na emissão da CND e maior conclusividade.

Fonte: INFORME-SE com complementação de informações do SINDIRECEITA AMAZONAS


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