Lá do BLOG DA DS-SANTOS
Na esteira da exclusão da Receita Federal do
Plano Estratégico de Fronteiras (Decreto
nº 7.496, de 08/06/2011) e de outros acontecimentos que vem ocorrendo dentro
da nossa casa e que conhecemos muito bem, como o desmonte paulatino das DIREPs e
NUREPs, transferências de servidores para atividades-meio, do completo abandono
da seleção de risco em cargas de exportação nacional, por falta absoluta de
pessoal - sobretudo de analistas - e pela velha hipocrisia que leva ao
pensamento : "cada País que cuide de suas importações" !!! Esta situação começa
a mostrar seus reflexos :
Brasil se torna grande rota de drogas para Europa
EQUIPE AE - Agência Estado - 23/06/2011
O Brasil foi em 2009, entre os países das Américas, a principal rota de passagem da cocaína apreendida na Europa. A constatação faz parte do Relatório Mundial sobre Drogas 2011, divulgado hoje (23) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O número de casos de apreensões que envolveram o Brasil como país de trânsito de cocaína subiu de 25 em 2005 (somando 339 quilos) para 260 em 2009 (somando 1,5 tonelada).
O UNODC ressalta que nos últimos anos o
volume de cocaína apreendida também têm aumentado significativamente no
Brasil, indo de 8 toneladas em 2004 para 24 toneladas em 2009, das quais 1,6
tonelada foi apreendida em cinco interceptações de aeronaves.
Em 2009, a Colômbia liderou o ranking de
apreensões de cocaína no mundo (35%, com 253,4 toneladas), seguida de Estados
Unidos (15%, com 108,3 toneladas), Equador (9%, 65 toneladas), Panamá (7%, 52,6
toneladas), Venezuela (4%, 27,8 toneladas), Bolívia (4%, 26,9 toneladas),
Espanha (3%, 25,4 toneladas) e Brasil (3%, 24 toneladas).
O relatório destaca que em 2008 as apreensões
de cocaína alcançaram níveis relativamente altos no Peru e na Bolívia, na
comparação com anos anteriores. A partir daí, as apreensões na Bolívia
mantiveram o nível elevado, com 27 toneladas em 2009 e 29 toneladas em 2010. As
autoridades do país avaliaram que em 2009 mais de 95% do tráfico de cocaína em
seu território ocorreu por terra. Além disso, de acordo com autoridades
bolivianas, o tráfico transfronteiriço ocorreu da Bolívia para Argentina, Brasil
e Chile e também do Peru para Bolívia.
Em contraste, de acordo com autoridades
peruanas, organizações de tráfico internacional que operam no país preferiram
rotas marítimas, sendo os portos de Callao, Chimbote e Paita os principais
pontos de saída. Uma variedade de outros métodos de tráfico também é usada no
Peru, incluindo rotas terrestres, rios, correios e aeroportos
clandestinos.
O relatório contém dados da
Organização Mundial de Aduanas (OMA) mostrando que, no que diz respeito à
cocaína embarcada rumo à Europa, houve grande quantidade proveniente do Equador
e crescente participação do Brasil e do Suriname. No que diz respeito à
cocaína com destino à África, a OMA observou que o Brasil foi o único
sul-americano mencionado como país de saída para as apreensões aduaneiras feitas
naquele continente em 2009.Com relação à origem da cocaína apreendida na Europa,
o UNODC, com base em informações de 13 países europeus, listou Colômbia, com 8%
no período de 2008/2010, Peru, com 7%, e Bolívia, com 5%.
Itália apreende 1 ton de cocaína vinda do Brasil
A solução para o problema (não só drogas, mas
também exportação fictícia, lavagem de dinheiro, etc) está em remontar as
equipes de seleção de risco , reforçando-as com Analistas Tributários (inclusive
com novos concursados) , que em suma são os servidores que efetivamente realizam
a fiscalização "in loco", constatando a fraude e levantando todas as informações
pertinentes que permitirão ao Auditor Fiscal lavrar um auto de infração
perfeito, que não seja derrubado nem administrativamente, nem
judicialmente.
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