Projeto Capacitação com Foco em Competências quer melhorar as ações de capacitação e estimular o aprimoramento pessoal dos servidores da RFB. O primeiro passo é descobrir as competências necessárias ao sucesso da organização. O segunda é identificar as competências que existem de fato. A diferença entre elas, chamada de lacuna de competências, será a base para o Programa de Capacitação de Desenvolvimento de Recursos Humanos - Procad 2012.
A primeira fase já foi concluída. Foram identificadas as competências institucionais e individuais. Essas últimas se dividem em competências fundamentais, desejadas para todos os servidores (nove); competências gerenciais, para os servidores que exercem funções gerenciais (cinco); e competências específicas, classificadas por processo de trabalho (240!).
As competências específicas foram agrupadas a partir da identificação de quatro grupos de macroprocessos:
As competências individuais dos servidores da RFB foram identificadas num esforço concentrado de equipes das Unidades Centrais e Regiões Fiscais. Cada uma das competências individuais foi desdobradas em: conhecimentos (saber), habilidades (saber fazer) e atitudes (ser).
De acordo com Mara Lucia Vieira, coordenadora de Desenvolvimento de Competências Institucionais - Codin, a diferença entre as competências necessárias para se alcançar os objetivos estratégicos e as competências existentes, as lacunas de competências da RFB, será diagnosticada por meio de questionários. Conhecendo essas lacunas, a RFB poderá, então, determinar as suas reais necessidades de capacitação e, assim, desenvolver programas de forma a supri-las. O resultado dos questionários será a base para a formulação do Procad 2012.
A Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas - Cogep informa que a partir da próxima semana todos os servidores receberão mensagens de acesso a questionários eletrônicos para que realizem um diagnóstico de competências. Os questionários estarão distribuídos por processo de trabalho.
A RFB espera a participação de todos os servidores, pois serão eles os mais beneficiados pela implantação da capacitação com foco em competências.
O resultado do primeiro ciclo de mapeamento encontra-se publicado na intranet.
Fonte: INFORME-SE
Artikel Terkait: