Lá do Sindireceita DS-Santos
Counterfeit parts threaten aviation
by Janice Wood do General Aviation News
by Janice Wood do General Aviation News
O volume de peças falsificadas na cadeia de abastecimento está aumentando paulatinamente, sendo necessário o desenvolvimento de planos de mitigação para serem urgentemente implementados, de acordo com um novo relatório da AIA - Associação das Indústrias Aeroespaciais.
Segundo relatório da Aerospace Industries Association o volume de peças falsificadas na cadeia de abastecimento da aviação americana está aumentando , sendo agora necessário o urgente desenvolvimento e implementação de medidas para o controle da situação.
"O uso de peças contrafeitas na indústria aeroespacial podem ter conseqüências de VIDA ou de MORTE", disse o presidente e CEO da AIA, Marion Blakey. "Reduzir a sua proliferação e os efeitos potencialmente prejudiciais requer diligência para a implementação de medidas de controle a serem imediatamente realizadas pela indústria e pelo governo."
É certo que a extensão do comércio ilegal de peças contrafeitas na aviação é de difícil quantificação, porém , no ano fiscal de 2009, a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos apreendeu cerca de US $ 4 milhões de dólares de falsos componentes de alta tecnologia que poderiam ocasionar falhas críticas e fatais , incluindo equipamentos de rede e dispositivos semicondutores utilizados com frequencia pela indústria aeroespacial . O novo relatório, "Peças falsificadas: sensibilização e desenvolvimento de contramedidas ", procura sensibilizar o Governo , Indústria e a Sociedade para as questões associadas ao uso peças falsificadas.
"Independentemente da forma que as peças falsificadas entram na indústria aeroespacial e na cadeia de suprimentos, as ramificações podem ser significativas", disse Blakey. "Eles podem comprometer o desempenho, confiabilidade e segurança dos nossos produtos."
Enquanto o lucro é o incentivo principal para a contrafação, o ciclo de vida longa dos produtos aeroespaciais também contribui para as condições que tornam a indústria aeroespacial e de equipamentos de defesa muito suscetíveis à falsificação. Aeronaves desenvolvidas na década de 1950, como o B-52, ainda estão na ativa, enquanto o inventário de peças do equipamento original podem não estar mais disponíveis.
O relatório tem mais de 20 recomendações que fomentarão novas discussões sobre como reduzir mais eficazmente a utilização de peças falsificadas na cadeia de abastecimento das aeronaves. As recomendações foram elaboradas pela equipe do Projeto AIA Counterfeit Parts e incluem:
1) Fiscalizar o processo de compra limitando o uso de sistemas automatizados, o que aumenta o risco de produtos falsificados.
2) Desenvolver uma lista de fornecedores aprovados para uso do governo e da indústria.
3) Realizar treinamentos para os funcionários das áreas de compras, a detecção, notificação e disposição de peças falsificadas.
4) Criar padrões na área de peças mecânicas e materiais.
"Nossa indústria faz os melhores produtos disponíveis na área aeroespacial e tem um histórico de segurança inigualável", disse Blakey. "Sentimos que as recomendações permitirão que a indústria e o governo possam resolver o problema da contrafação antes que ameacem nossos registros futuros.
3) Realizar treinamentos para os funcionários das áreas de compras, a detecção, notificação e disposição de peças falsificadas.
4) Criar padrões na área de peças mecânicas e materiais.
"Nossa indústria faz os melhores produtos disponíveis na área aeroespacial e tem um histórico de segurança inigualável", disse Blakey. "Sentimos que as recomendações permitirão que a indústria e o governo possam resolver o problema da contrafação antes que ameacem nossos registros futuros.
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