como criar um site

.

14 de abril de 2013

É bom que se lembre: Analistas Tributários e o Prêmio internacional para a Receita Federal.


Lá do Cabresto

De olho no Leão - Prêmio internacional para a Receita Federal

Considerado uma das vitrines institucionais da Receita Federal, o programa de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em Java, oferecido aos contribuintes a partir deste ano, foi agraciado recentemente nos Estados Unidos com o prêmio Duke’s Award, o Oscar da área de tecnologia.
A versão premiada foi idealizada e desenvolvida em 2001, por uma equipe de dez técnicos da Receita Federal. A equipe reuniu-se pela primeira vez em 1995, mantendo encontros periódicos para desenvolver o programa com a finalidade de melhorar os serviços oferecidos aos contribuintes e economizar os gastos do governo. O programa na versão Java possui uma linguagem livre e atende a todos os sistemas operacionais, como Linux, Mac, Windows, Solaris e OS2, não mais limitando o acesso do público ao programa.
Competência e persistência
No início, a Secretaria da Receita Federal não demonstrou o menor interesse pelo projeto. Em 2003, devido à conjuntura política, a Casa Civil orientou que os programas de governo fossem desenvolvidos prioritariamente em base de software livre (Java). O Fisco solicitou então ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) nova concepção do programa IRPF, em Java. Após aproximadamente dois meses, referida empresa, que é vinculada ao Ministério da Fazenda, informou que não teria equipe para o desenvolvimento do programa.
Prata da casa
Como a equipe dos técnicos já vinha ensaiando o desenvolvimento do programa em Java e estava com aproximadamente 70% do software pronto, a Receita finalmente reconheceu o talento de seus servidores e solicitou a conclusão do programa. Com a colaboração de funcionários do Serpro, o projeto foi finalizado e disponibilizado.
Comemorando a premiação, o técnico da Receita Federal Lúcio Passele Couto, de Varginha, Minas Gerais, comentou que a histórica conquista para o Brasil contemplou "a correção de nossa visão e propositura de trabalho. Mostra que a grande carga de trabalho, as madrugadas em claro, muito estudo, sacrifício de nossas famílias e de importantes projetos pessoais, que foram as marcas constantes dessa caminhada, não foram em vão. Sinto-me feliz pelas amizades conquistadas nessa jornada, a experiência adquirida e sobretudo pela consciência tranqüila de que fizemos o melhor que era possível fazer."
A vitoriosa equipe, que vem realizando outros projetos importantes na área de tecnologia para a Receita Federal, é composta por servidores lotados em diversos estados.
Postado por Lúcio Couto, Analista Tributário da Receita Federal.
Com dedicação ao colega José Rosa, Analista Tributário da Receita Federal.


Artikel Terkait: