como criar um site

.

29 de maio de 2013

Alfândega já funciona 24 horas no Aeroporto de Manaus




Desde o último dia 15 de maio é possível a retirada durante as 24 horas do dia das cargas desembaraçadas pela fiscalização na ALF/Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus.
Alfândega já funciona 24 horas no Aeroporto de Manaus
Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Manaus/AM.
A Alfândega vinha atuando em regime de horário estendido na liberação de cargas consideradas prioritárias (perecíveis, animais e vegetais in natura, órgãos e tecidos humanos, materiais explosivos, etc).
Agora, a liberação de cargas comuns (todas aquelas não consideradas prioritárias) também funcionará 24 horas. Com isso espera-se fortalecer o modelo Zona Franca de Manaus, dar agilidade ao processo e ganhar competitividade.
Desde que o governo federal determinou que os quatro principais aeroportos em movimentação de carga no país - Campinas, Guarulhos, Galeão e Manaus - operassem em regime de horário estendido, várias medidas vêm sendo adotadas pela Alfândega para que o desembaraço de cargas, prioritárias ou não, fosse realizado 24 horas.
Segundo o inspetor, Douglas Coutinho, as medidas já adotadas possibilitam a fluidez ininterrupta de mais de 96% das cargas sob controle aduaneiro no aeroporto e os próximos passos serão no sentido de aumentar ainda mais este índice.
"Será um período de adaptações, não só para a aduana local, mas para todos os envolvidos na cadeia logística. Desde a chegada de uma aeronave cargueira até a efetiva chegada da carga no destinatário, são vários os atores do processo. Embora muito ganhos sejam evidentes, alguns benefícios só serão observados após os ajustes e adaptações de todos os envolvidos", destacou Coutinho.
O tempo médio da fase do desembaraço aduaneiro de cargas no aeroporto da capital amazonense, em 2012, foi de 18,4 horas, sendo que para 95% das cargas a média era de menos de 12 horas. "Com a extensão das atividades para o regime de plantão 24 horas, todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, os tempos de desembaraço devem ser reduzidos sensivelmente", finalizou Coutinho.


Artikel Terkait: