como criar um site

.

15 de junho de 2014

Fragilidades da segurança

O Brasil é um País de dimensões continentais; com 17 mil quilômetros de fronteiras secas e 7 mil de marítimas, nosso País necessita de um imenso efetivo para vigiar e proteger nossas portas e janelas. O Governo Federal informa que até 2016 terá investido 12 bilhões de reais no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON). Esse sistema vai permitir o monitoramento da fronteira seca brasileira através da utilização de vários tipos de equipamentos eletrônicos, permanecendo a fronteira marítima menos protegida. 
Equipamentos melhores que esses são utilizados pelos Estados Unidos da América (EUA) em suas fronteira. Mesmo assim, milhares de imigrantes ilegais e drogas adentram aquele País. Os EUA estão menos preocupados com as drogas e os imigrantes ilegais. O que lhes provoca arrepios são as possibilidades de ações terroristas em seu território. Dessa forma, controlam as entradas, os documentos, os suspeitos, as armas e tudo que pode ser utilizado por esses grupos.
Existem mais de 40 milhões de passaportes furtados/roubados em todo o mundo. A Polícia Internacional (Interpol) mantém um banco de dados com todos os detalhes desses documentos inválidos. Contudo mais de 1 milhão desses passaportes são utilizados diariamente, visto que apenas os Estados Unidos, o Reino Unido e os Emirados Árabes verificam cada documento pessoal das pessoas que adentram em seus territórios, comparando-os com o banco de dados da Interpol.
Como o nosso povo é fruto de diversas raças, não existindo uma etnia dominante, qualquer pessoa de qualquer cor, raça, região ou país pode passar por brasileiro sem levantar suspeitas. Assim, o nosso passaporte é bastante requisitado no mercado negro, principalmente por terroristas.  
Nos últimos 4 anos os furtos/roubos de passaportes brasileiros aumentaram 111%. Somente em 2013 foram registrados 573 crimes dessas naturezas pela Polícia Federal. Em Maio de 2014, durante confronto entre as forças do governo e terroristas no Iêmen, um dos criminosos portava passaporte brasileiro furtado.
Dessa forma, se é fácil entrar ilegalmente pelas nossas fronteiras, mais fácil é pelos nossos aeroportos. Completando o pacote de bondades para o crime, existe no nosso País uma imensa frota de veículos irregulares. Somente entre Janeiro e Junho desse ano foram furtados/roubados 191.347 veículos no Brasil, a maioria (93.347) no Estado de São Paulo. 
O maior grupo criminoso paulista, o Primeiro Comando da Capital (PCC), controla esse mercado, o de drogas e o roubo a bancos no Brasil. Para a prática desse último eles saqueiam os depósitos das pedreiras; somente no Estado de São Paulo foram roubados nos últimos 10 anos 825 quilos de explosivos (dinamites e outros). Esse montante é suficiente para a destruição de 5.000 caixas eletrônicos
A Polícia Militar juntamente com o Ministério Público do Estado de São Paulo grampearam sigilosamente esse grupo mafioso durante 3 longos anos, encerrando a operação em Outubro de 2013. Ao final da operação foram pedidas as prisões de 175 membros dessa máfia e a transferência dos seus líderes para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) da Penitenciária de Presidente Bernardes-SP. Em represália o PCC ameaçou transformar a Copa do Mundo de Futebol na Copa do Terror.
(Giovanni Valente Bonfim Júnior, tenente-coronel da PMGO, especialista em Política e Estratégia)
Fonte: DM


Artikel Terkait: