O SindiReceita, Sindicato Nacional da Carreira de Auditoria da Receita, defendeu ontem controle externo para a Receita. "A sequência de escândalos e as novas suspeitas de crimes, como o acesso imotivado a dados de contribuintes e o vazamento de informações fiscais e de procedimentos administrativos disciplinares, reforçam a necessidade de adoção de um mecanismo de controle externo para a Receita", declarou Hélio Bernardes, presidente da entidade.
Bernardes afirma que nos últimos anos a Receita "passou a dar sinais seguidos de descontrole administrativo, perda de eficiência". Ele põe em dúvida a capacidade de apuração no caso do vazamento do nome da analista Antonia Aparecida Neves, suspeita de violar o sigilo fiscal de Eduardo Jorge. "Para uma apuração desse nível é necessário a participação de um órgão técnico como a Polícia Federal."
"O vazamento do nome da servidora configura desvio de conduta", diz o sindicalista. "É melhor tornar público todo o processo de apuração, inclusive com a divulgação dos nomes dos outros suspeitos e o detalhamento dos acessos motivados e imotivados aos dados de Eduardo Jorge."
Fonte: Estadão.
Artikel Terkait: