Assis Brasil nasceu no antigo seringal Paraguaçu, explorado em 1958 pelos irmãos Freire, do Maranhão. Em 1958 foi denominada Vila de Assis Brasil, em homenagem a Francisco de Assis Brasil, o político e diplomata que negociou juntamente com o Barão de Rio Branco, Ministro de Estado das Relações Exteriores, a compra do Acre do governo boliviano.
Foi de sua responsabilidade a redação do Tratado de Petrópolis que definiu a posse desse território pelo Brasil.
Assis Brasil està localizado à margem esquerda do Rio Acre. Ao sul de Assis Brasil, do outro lado do rio, está a cidade de São Pedro de Bolpebra, pertencente ao departamento de Pando, território boliviano. A oeste da sede municipal, também ao sul do território do município, encontra-se o Rio Yaverija que desemboca na margem direita do Rio Acre. Neste local está situada a cidade peruana de Iñapari. Este ponto constitui-se no ponto tripartite Brasil-Bólivia-Peru, junção de três fronteiras.
Em 1976, Assis Brasil foi elevada à categoria de município sendo desmembrada do Município de Brasiléia.
O "site" da RFB indica que o responsável pela Inspetoria de Assis Brasil é o servidor Francisco Antônio Braz.
Francisco Antônio Braz é Analista Tributário da Receita Federal do Brasil que por meio da Portaria RFB de 28 de junho de 2007 assumiu a Função Gratificada de Inspetor-Chefe da Receita Federal do Brasil em Assis Brasil, jurisdição da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Rio Branco (AC). O colega ATRFB já havia também, em anos anteriores, exercido as funções de Chefe da Inspetoria em Brasiléia/AC e Plácido de Castro/AC.
Alfândega da Receita Federal do Brasil em ASSIS BRASIL/AC. |
Interior da Alfândega em ASSIS BRASIL/AC. |
Artikel Terkait: