como criar um site

.

23 de fevereiro de 2011

TRABALHO DE ANALISTA: Analistas-Tributários discutem integração entre planejamento e orçamento

ATRFB de Manaus participaram do evento
Nota da DS-Manaus/AM: notícia retirada do FIQUE SABENDO, com a inclusão da informação do cargo de Analista-Tributário.

FIQUE SABENDO: Encontro discute integração entre planejamento e orçamento
A 2ª Região Fiscal promoveu, nos dias 17 e 18/02 em Belém, o repasse sobre o Sistema de Planejamento e Programação Orçamentária (SPPO) para os representantes da área financeira e orçamentária de suas unidades. O objetivo do encontro foi promover o alinhamento dos conhecimentos acerca da utilização do SPPO para a elaboração da proposta orçamentária 2012 seguindo o novo conceito de orçamento integrado ao planejamento estratégico proposto pela Coordenação-geral de Planejamento, Organização e Avaliação institucional (Copav) e da Coordenação-geral de Programação e Logística (Copol).

Logo na abertura do evento, o superintendente Esdras Esnarriaga Júnior aproveitou para discutir a integração entre planejamento e orçamento com os representantes da área orçamentária e financeira das unidades. A ocasião foi propícia para os representantes exporem suas opiniões sobre o tema, dificuldades iniciais, necessidade de melhorar em alguns pontos, dúvidas etc. Esdras enfatizou a relevância do processo de programação orçamentária estar alinhado ao planejamento e apresentou situações em que a 2ª RF tem caminhado na economia orçamentária desde o ano passado. Ele também abordou outros pontos, como a elaboração da proposta orçamentária e de que forma deve ocorrer o dimensionamento do orçamento nas unidades.


A chefe da Divisão de Programação e Logística (Dipol02), a Analista-Tributária Annette Lobato, e seu substituto, o Analista-Tributário José Batista Laurido Júnior, também conversaram com a equipe sobre a utilização do Sistema de Apoio à Gestão Estratégica (Sage) e do SPPO no processo de integração.

O servidor Saulo Moreira Hage, da Aspav, fez uma breve explanação sobre o Sage, sistema onde são acompanhadas as iniciativas estratégicas da RFB. Segundo Saulo, excetuando as despesas de manutenção das unidades, as demais previsões de despesas deverão estar vinculadas a alguma das iniciativas estratégicas contidas no Sage.

O repasse sobre SPPO foi conduzido pela Analista-Tributária Lílian Mary do Nascimento Santos e pela servidora Sonia Nunes, ambas da Dipol02. Elas abordaram pontos relativos à atualização do sistema, que está em sua segunda versão, além de questões relativas à execução do orçamento, vantagens da elaboração da proposta orçamentária em relação ao sistema anterior, o novo conceito de proposta vinculada ao planejamento estratégico, importância das justificativas bem fundamentadas para as despesas, entre outros. As instrutoras avaliaram o evento de maneira positiva

O prazo das unidades para preencher a proposta orçamentária de 2012 no SPPO vai até 31 de março.

Fonte: FIQUE SABENDO/SINDIRECEITA AMAZONAS


Artikel Terkait: