como criar um site

.

12 de junho de 2014

Sem aumentar o efetivo Receita Federal de Bagé se prepara para o início da Copa do Mundo

Brasil e Uruguai se unem para garantir a segurança da fronteira durante a Copa do Mundo


A partir de amanhã, os brasileiros farão concentração em frente às televisões para acompanhar atentamente o primeiro jogo do mundial, em que o Brasil enfrenta a Croácia.

Enquanto isso, as polícias do Brasil e Uruguai se unem para garantir a segurança dos municípios de fronteira durante os jogos, quando a circulação de estrangeiros no país será muito maior.

Um dos municípios que deverá ser a porta de entrada para turistas é Aceguá, fronteira brasileira com o país hermano. Além de ser uma das vias de ingresso no Brasil, a cidade tem outro incentivo: o lado uruguaio atrai turistas para os free shops em busca de compra de produtos importados.

A Polícia Federal já atua na cidade, em conjunto com a Receita Federal, na aduana, que fiscaliza o lado brasileiro e a quantia de compras feitas. A instituição já anunciou que irá atuar em operação especial durante este mês. Em matéria publicada pelo Jornal MINUANO, no dia 16 de maio, o delegado Mauro Silveira afirmou que as equipes estarão no setor de imigração da aduana para receber os turistas, que deverão se identificar no momento do ingresso no país.

A atuação dos policiais brasileiros será respaldada pela Jefatura de Policia de Cerro Largo, que também atuará na fiscalização dos estrangeiros que passarão pela fronteira. O plano de policiamento foi apresentado na tarde de ontem, durante um encontro promovido pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F), em Aceguá.

O Inspetor-chefe da polícia do departamento de Cerro Largo, José Morales, reafirmou a importância da colaboração entre as duas polícias para garantir a segurança dos países limítrofes. “Devemos implementar uma estratégia para a zona de fronteira durante o mundial para garantir a repressão de qualquer tipo de delito”, afirmou.

Quem apresentou o plano foi o comissário da Polícia de Cerro Largo, Richard Lima, após fazer relato sobre o funcionamento da estrutura da instituição de segurança do Uruguai. Lima declarou que a polícia irá seguir o procedimento padrão com os turistas, com abordagem de informações.

Caso o veículo em questão levante suspeita de risco à segurança, será interceptado e registrado pelos oficiais. A organização segue o seguinte esquema: observação e coleta de dados; produção de informação e operação efetiva da polícia.

“Essas ações têm caráter tático para repressão de delitos na fronteira, detecção, contenção e desarticulação de delitos de possíveis organizações criminosas, como o tráfico de narcóticos”, completa Lima.

Receita Federal

Para receber os turistas que utilizam o acesso de Aceguá para entrar no Brasil, a aduana da Receita Federal está passando por uma série de reformulações. Iniciada em janeiro, a obra tem custo aproximado de R$ 3 milhões e está em fase de acabamento. A reforma contempla inclui melhorias no passeio público, pórtico de entrada, área com sala de espera para caminhoneiros e espaço para despachos aduaneiros.

O inspetor-chefe da Receita Federal de Bagé, Leandro Tessaro Ramos, conta que, apesar de adiantadas, as obras não irão terminar antes da Copa. A expectativa é de que até o final deste mês o posto seja oficialmente inaugurado, faltando apenas a conclusão da parte de dentro do porto seco, que deve ficar somente para julho.

Atualmente, os agentes aduaneiros realizam, em média, quatro despachos por dia, com média mensal de 100. Apesar de não ter ainda ideia do número de pessoas que passarão pela fronteira durante a copa, a expectativa é de que o movimento aumente.

Mesmo assim, o inspetor-chefe afirma que não há previsão do aumento de efetivo, isso dependerá da demanda que for apresentada nos próximos dias. “A aduana segue funcionando 24 horas por dia, mas com o mesmo número de funcionários, por enquanto. Se sentirmos a necessidade, ajustaremos o efetivo de acordo com a demanda”, complementa.



Artikel Terkait: